sexta-feira, 27 de abril de 2012

IFRN abre inscrições nos Programas de Assistência Estudantil

Os Programas de bolsas Assistência Estudantil são destinados aos estudantes regularmente matriculados, e com frequência efetiva, em um dos cursos técnicos de nível médio, na forma integrada ou subsequente, ou de nível superior do IFRN, que comprovem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A participação dos estudantes nos Programas obedece às diretrizes traçadas pelo Plano de Assistência Estudantil do IFRN, que elege como objetivo prioritário assegurar aos estudantes de baixo poder aquisitivo condições básicas para a sua permanência com qualidade na Instituição, minimizando assim os índices de retenção e evasão quando decorrentes da falta de condições financeiras.
A quantidade de bolsas prevista para o ano de 2012 está definida no planejamento anual de cada Campus, conforme a disponibilidade financeira e orçamentária. A inscrição e a seleção dos candidatos são de competências da equipe de Serviço Social de cada campus.
O resultado será divulgado até o dia 31 de maio de 2012 na página eletrônica do campus ao qual o estudante está vinculado e nos murais internos do mesmo campus. Após a divulgação dos resultados, os estudantes selecionados para os Programas deverão comparecer ao Serviço Social para assinar o Termo de Responsabilidade.
Os alunos selecionados vão receber uma bolsa de iniciação profissional no valor de R$ 240.

As inscrições são realizadas de 23/04 a 04/05 no campus ao qual o aluno está vinculado

Fonte: IFRN

terça-feira, 24 de abril de 2012

Setor das Ifes indica greve nas Federais a partir de 17 de maio


greve_ifes_capa(Foto: Divulgação)

Confira a agenda estipulado pelos docentes das Ifes

Indicativo de greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), por tempo indeterminado, a partir do dia 17 de maio. Essa foi uma das deliberações da reunião do Setor das Ifes, realizada neste final de semana (21 e 22), que contou com a participação de quatro diretores nacionais e 48 representantes de 35 seções sindicais do ANDES-SN.

Tendo como referência a pauta da Campanha 2012 dos professores federais, aprovada no 31º Congresso do Sindicato Nacional e já protocolada junto aos órgãos do governo desde fevereiro, os docentes reivindicam a reestruturação da carreira - prevista no Acordo firmado em 2011 e descumprido pelo governo federal-, a valorização do piso e incorporação das gratificações.

Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas Ifes. Foi definida uma agenda de atividades – confira abaixo.

Na próxima reunião entre o ANDES-SN e o governo, que acontece na quarta-feira (25), o Sindicato Nacional irá reiterar na mesa a indignação dos docentes pelo descumprimento do Acordo (no que diz respeito ao prazo conclusivo sobre a reestruturação de carreira) e em relação à postura intransigente, que os representantes do governo têm demonstrado, descaracterizando o processo de negociação.

Os representantes do setor das Ifes aprovaram ainda por unanimidade que o ANDES-SN exija do governo uma mudança de postura e agilidade no calendário.

O setor das Ifes indicou que seja realizada nova rodada de assembleias nas seções sindicais, entre 2 e 11 de maio, e volta a se reunir no dia 12, para deliberar sobre a deflagração da greve nacional dos docentes das Ifes.

Agenda:
1º maio: Atos do dia do Trabalhador;
2 a 11 de maio: rodada nacional de assembleias gerais, para deliberar sobre o indicativo de greve nacional dos docentes das Ifes, por tempo indeterminado, a partir do dia 17 de maio;
12 de maio: reunião do setor das Ifes em Brasília, para deliberar sobre a deflagração da greve nacional;
14 e 15 de maio: rodada nacional de assembleias gerais (AG), para deflagração da greve em cada instituição, incluindo na pauta: a transformação daquela AG em AG permanente de greve; instalação do comando local de greve; definir o protocolo de comunicação de entrada em greve na respectiva Ifes; indicação do representante no Comando Nacional de Greve;
17 de maio: deflagração da greve nacional dos docentes das IFES.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

BOM DIA A TODOS E TODAS!!

UFRN terá 50 por cento de vagas no Enem

- Publicado por Robson Pires O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com os dias contados. Em reunião realizada na tarde de hoje, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN confirmou a adoção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o preenchimento de 50% das vagas oferecidas pela universidade em 2013 (com provas realizadas este ano). Além disso, também foi definida a extinção do vestibular no próximo ano, com 100% das cadeiras de 2014 sendo preenchidas através do SiSU. A medida, de acordo com a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, visa democratizar a entrada de alunos na instituição.
De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFRN, Alexandre Menezes, só haverá vestibular para a entrada de alunos no primeiro semestre, com a divisão das vagas entre os candidatos que optarem pelo SiSU e pelo vestibular. Os cursos que tiverem entrada somente no segundo semestre terão todas as vagas preenchidas através do SiSU, com as notas do Enem. “Nesse ano, tiveram cursos 100% com vagas do SiSU, outros com dois terços, outros com 20% e outros com 10%. Mas, agora, os cursos que já tinham 100% das vagas para o SiSU continuam, os que tiverem entrada no segundo semestre serão 100% através do SiSU e os demais terão as vagas divididas (50%)”, explicou Alexandre Menezes.
Da Tribuna do Norte

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MEC estipula valores máximos de renda para solicitar ajuda do Fies A renda familiar mensal bruta não pode ser superior a 10 salários mínimos. Anteriormente, não havia restrições quanto ao nível de renda.

O MEC (Ministério da Educação) alterou os procedimentos para estudantes se inscreverem e contratarem o financiamento estudantil, concedido pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Agora, cada nível de financiamento terá restrições específicas quanto à renda familiar mensal.

Para obter financiamento de 100% dos gastos com educação superior, o percentual de comprometimento da renda com os encargos educacionais permanece tendo que ser igual ou superior a 60%. Porém, a renda familiar mensal bruta não pode ser superior a 10 salários mínimos. Anteriormente, não havia restrições quanto ao nível de renda.

Para solicitar financiamento de até 75%, o comprometimento da renda com os gastos educacionais deve ser igual ou superior a 40%, e inferior a 60%. Nesse caso, a renda mensal bruta não pode ser superior a 15 salários mínimos.

Já para um financiamento de 50%, o percentual de comprometimento de renda com tais encargos deve ser igual ou superior a 20%, mas inferior a 40%. Já a renda familiar bruta não deve exceder 20 salários mínimos.

As alterações foram publicadas na última quinta-feira (12) no Diário Oficial da União, através da Portaria Normativa número 7.

"CPI não é bom pra ninguém", diz Dilma

Dilma deu a palavra final: "CPI não é bom para ninguém".

Não custa lembrar que o grande artífice da instalação da comissão para investigar o caso ( Cachoeira) foi o ex-presidente Lula.

BOM DIA A TODOS E TODAS!!

Hoje teve inicio mais um semestre aqui no IF,campus de Ipanguaçu,e diretória do Gremio Estudantil  Prof.Marcel Lúcio sauda a todos os companheiro e novatos que aqui chegaram.